Prof. Juliano Ramos

Prof. Juliano Ramos

Consultor Linux

© 2020

Dark Mode

Comandos em sequência no linux

Segue uma dica rápida para quem está iniciando na linha de comando do Linux: Aprenda a executar vários comandos em sequência, em uma única linha.

Você pode executar da seguinte maneira:

clear; date; ls

No exemplo acima os três comandos serão executados. Indiferentemente se algum falhar. Ou seja, quando você usa, ponto e virgula, os comandos vão seguindo, mesmo que algum comando não seja executado corretamente.

Outra forma, de se executar comandos em sequência é usando:

ls /tmp/qualquercoisa.txt && echo $SHELL

Neste caso, o segundo comando só é executado se o primeiro tiver sucesso. Como eu não tinha o arquivo qualquercoisa.txt o segundo comando não foi executado.

Para finalizar, temos esta opção:

ls /tmp/qualquercoisa.txt || echo $SHELL

Neste caso o segundo comando só é executado comando o primeiro falha. Então, como eu não tinha o arquivo qualquercoisa.txt o comando echo $Shell foi executado. Porém se o primeiro comando tivesse sido sucesso, o segundo comando não seria executado.

Conclusão

Aprender o Shell é um pré-requisito para que você se torne um administrador de sistemas linux. Se você está iniciando no linux, tente realizar suas tarefas (como instalar, remover e atualizar programas) pela linha de comando, evite as aplicações GUI.

Commit: 2020-07-10 13:12:08 +0530 upload.