O Fedora mais popular em anos foi lançado.

A distribuição Linux da comunidade Red Hat, Fedora, sempre foi popular entre os desenvolvedores de software. No entanto, esta versão 34 surpreendeu a todos. Matthew Miller, líder do projeto fedora tuitou: “O beta do F34, foi um dos mais populares de todos os tempos”, analisando as estatísticas, Miller informa que é as estatísticas de acesso ao sistema simplesmente dobraram.

Sem dúvida o grande impulsionador foi o Gnome 40, isto mostra que o ambiente esta no caminho certo, mas temos que dar crédito a todo o ecossistema do fedora. Eles foram corajosos e atrevidos, já que o Gnome 40 é uma experiência nova e impactante. Veja por exemplo a Canonical, que preservou o Gnome 3.38 em seu recém lançado Ubuntu 21.04.

Como está o gnome 40?

Os testes realizados em sua maioria sobre a base do Fedora 34, tornou o lançamento do GNOME 40 em algo sólido e estável. O ambiente está pronto para o dia a dia e em meus testes desde a primeira versão beta tanto do Fedora quanto desta maravilhosa DE (Desktop Environment) são muito mais que satisfatórios.

Uma das críticas recorrentes era a falta de extensão ao ambiente. Mas com seu lançamento oficial, um gigante acervo de extensões foi disponibilizado.

Gnome com extensao blur

Entre as extensões disponíveis ao GNOME 40, o que era um grande pedido da comunidade foi atendido. O “Blur my shell”, que deixa o visual do ambiente ainda mais divertido.

Nem só de gnome vive o Fedora

O Fedora teve sim como carro chefe o GNOME 40, mas não poderia falar do sistema e esquecer de mencionar os Spins. Se você quer ensinar ou aprender Python, pode usar o Python Classroom. Um spin desenvolvido com toda funcionalidade para que você tenha uma IDE Python:

  • Gnome 40
  • Python 3.9.2
  • Emacs 27.2
  • Jupyter Qt console 5.0.2
  • Thonny 3.3.3
  • IDLE 3.9.2 (Python editor)
  • mu 1.0.3 (Python code editor)

i3 spin

i3 Window Manager spin

O I3 gerenciador de janelas em “ladrilho” está pronto para uso no Fedora 34.

Spin XFCE

A edição do XFCE traz a última versão deste DE (XFCE 4.16). O sistema teve um remapeamento no gerenciador de arquivos, ícones e torna computadores legados em utilizáveis com alto desempenho.

XFCE spin fedora 34

SoaS Desktop

Sugar on a Stick (Soas) é um ambiente de desktop especial para crianças. É super portátil e ideal para quem está iniciando no mundo da tecnologia.

SoaS Desktop Fedora

Scientific KDE Desktop

Se você é um pesquisador ou estudante em formação acadêmica. O KDE Scientific pode ser sua escolha. Ele possui várias bibliotecas como (C,C++, Python, Java,R), inclusa.

Mate spin

Se você deseja um desktop clássico e bonito, o Mate com compiz é ideal para você.

Mate compiz Desktop

Velocidade com o LXQt

O Fedora 34 LXQt contém a versão estável atual do LXqt 0.16. Embora tenhamos o LXQt 0.17. O ambiente contém novos temas e um designer aprimorado, para quem busca desempenho.

Lxqt fedora 34

KDE plasma Desktop

Kde plasma fedora 34

O impressionante KDE Plasma 5.21 está disponível no Fedora 34. Algo interessante é a compatibilidade com o Wayland que funciona muito bem aliás.

Conclusão

O Fedora 34 é um sistema operacional completo. É uma ótima maneira de você entrar no ecossistema Red Hat, é estável e fornece pacotes atualizados. Fazia algum tempo que eu não ficava tão feliz com um lançamento do Fedora, parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento deste maravilhoso sistema linux.

Print Friendly, PDF & Email