Minhas extensões no GNOME 40

Estou tão feliz com o casamento Fedora 34 e GNOME 40 que mantenho ainda meu lado (hopping) por causa do canal do youtube, onde, sempre preciso estar mostrando novas distribuições aos usuários iniciantes. Se não fosse este hobby, com certeza, nem buscaria informações sobre outras distros Linux. Já que esta dupla torna o meu dia mais produtivo e divertido.

Read More

Introdução a virtualização

Com a virtualização é possível rodar múltiplos sistemas operacionais no mesmo servidor.

Alguns pontos sobre virtualização:

  • Integra uso do CPU, memória, disco e network de forma dinâmica entre as máquinas virtuais.
  • Recursos podem ser ajustados de acordo com as necessidades das máquinas virtuais – uso adequado dos recursos.
  • Portátil e podem ser ajustados programaticamente.
Read More

O Fedora mais popular em anos foi lançado.

A distribuição Linux da comunidade Red Hat, Fedora, sempre foi popular entre os desenvolvedores de software. No entanto, esta versão 34 surpreendeu a todos. Matthew Miller, líder do projeto fedora tuitou: “O beta do F34, foi um dos mais populares de todos os tempos”, analisando as estatísticas, Miller informa que é as estatísticas de acesso ao sistema simplesmente dobraram.

Sem dúvida o grande impulsionador foi o Gnome 40, isto mostra que o ambiente esta no caminho certo, mas temos que dar crédito a todo o ecossistema do fedora. Eles foram corajosos e atrevidos, já que o Gnome 40 é uma experiência nova e impactante. Veja por exemplo a Canonical, que preservou o Gnome 3.38 em seu recém lançado Ubuntu 21.04.

Read More

Regata OS me conquistou!

Você conhece a distribuição de Linux nacional Regata OS? Se não, deveria. O sistema tem como base o Opensuse, isto mesmo, ele não segue o padrão da maioria que usa como base o Ubuntu/Debian. E isto é bom? Veja meu primeiro vídeo sobre o sistema e tire suas conclusões.

Read More

Zorin OS meu novo amor

O Zorin OS 16 tem tudo para ser meu queridinho neste ano. Claro que a briga com o Deepin será grande, por que eu acho sensacional aquela DE Chinesa. Mas vamos aos fatos, o Zorin tem como base o Ubuntu 20.04 LTS que sempre foi o meu preferido no universo canonical. Além disto, ele tem um GNOME sem ser GNOME que é muito top. Veja meu vídeo.

Então, pode se esperar mais vídeos meus sobre este sistema? É claro que sim. Aliás, este eu vou fazer questão de obter a versão Ultimate no site para ajudar no desenvolvimento.

Zorin Ultimate

https://zorinos.com/ultimate/